Consultores desvendam os mistérios da tecnologia

por Carolina Matzenbacher
Muitas vezes, os produtos eletrônicos não são avaliados pelo seu modo de fabricação, mas sim pela sua quantidade de funcionalidades. Por outro lado, os inúmeros recursos de um aparelho não são de tão fácil acesso. Você mesmo deve ter um celular ou uma televisão com tantas opções e modos de configurações que nem faz ideia de como manusear.
.
Será que todos conseguem aproveitar ao máximo as funcionalidades dos equipamentos? É a partir dessa pergunta que um novo tipo de mercado suge no país: a consultoria doméstica. Não é exatamente um serviço técnico. É um auxílio pessoal. Os seus profissionais, conhecidos como “personais tecnológicos”,  pessoas que se encarregam de “te tirar do aperto quando quando a tecnologia mais complica do que ajuda“.
.
Quem define é Eric Arraché, criador do primeiro site que oferece esse tipo de serviço em Porto Alegre. Há algum tempo, o estudante de 23 anos tinha a ideia de colocar em prática o conceito de consultoria doméstica. O cargo, que já é popular em alguns estados do Brasil, tem a função de auxiliar as pessoas na hora de manusear equipamentos tecnológicos pessoais. “A minha função é ajudar pessoas a explorar e conhecer os seus aparelhos eletrônicos. No meu último cliente, por exemplo, ajustei algumas configurações no seu aparelho e mostrei dicas para reparar problemas eventuais. Também ensinei, é claro, a aproveitar as funcionalidades que o aparelho dispõe. É praticamente uma aula“.
.
[IMAGEM]
.
Salete Lima, de 52 anos, tinha dificuldades com o eletrônico que ganhou de presente do marido. Sem muito tempo ou habilidade para manusear o aparelho, a alternativa foi o consultor doméstico. “Eu tentei aprender pelo manual de instruções, mas não é tão fácil assim. Por indicação de uma amiga, chamei o Eric para arrumar algumas coisas no meu computador e aproveitei para tirar dúvidas sobre o meu iTouch. Vale a pena aproveitar a visita e ter uma assistência personalizada para coisas que eu realmente não tenho facilidade de aprender“. Ela ri e conclui: “Posso dizer que já tenho meu próprio personal tecnológico para me ajudar quando eu preciso“.
.
Na Capital, a área da consultoria tecnológica é muito pequena. O criador do site, que atualmente estuda Economia na UFRGS, também já foi aluno do curso de Ciência da Computação. O seu plano é usar a tecnologia de maneira empreendedora. “Essa é uma área que eu nunca ouvi falar a respeito aqui em Porto Alegre, ou que ao menos tenha visto nos classificados de jornais. Por mim mesmo, resolvi apostar no conceito de personal tecnológico para ver no que dava“.
.
Eric criou o site Personal Tecnológico e, a partir disso, divulga seus serviços pela internet. A informação corre também pelo “boca a boca” e pela indicação de conhecidos. As visitas, que custam entre 50 a 60 reais por hora, envolvem serviços de utilização de aparelhos, consertos de computadores, auxílio de compras de eletrônicos, instalação de wireless e até de criação básica de websites.
.
Para entender melhor a consultoria doméstica, assista à matéria publicada no Jornal Hoje, em setembro de 2009:

Sobre Jornalismo freestyle

Blog de jornalismo online desenvolvido pelas alunas Bruna Souza, Carolina Petry, Mariana Melleu e Tábata Machado, ao longo do segundo semestre de 2010.
Esta entrada foi publicada em Carolina Petry Matzenbacher. ligação permanente.

Deixe um comentário